Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Curso de Media Training e Redes Sociais da EMAB começa nesta quinta (04)

    O “Curso Media Training e Redes Sociais: tendências de comunicação”, voltado para juízes, começa nesta quinta-feira (04), na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Ele será ministrado pelo jornalista e professor catarinense Gabriel Henrique Collaço, com 20 horas de duração. O curso termina na sexta-feira (05).

    O diretor da Escola, desembargador Nilson Castelo Branco, informou que o objetivo é fornecer aos magistrados diversas técnicas de comunicação verbal e não verbal. Visa à preparação para compreender as solicitações da imprensa e despertar o entendimento de gerir um espaço nas mídias e redes, o que resulta no fortalecimento profissional do magistrado e da imagem institucional. Afinal, o artigo , inciso XXXIII, da Constituição Federal, estabelece como direito fundamental que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral”, o que torna o magistrado, segundo ele, um destinatário desse dever constitucional.

    A EMAB destaca a necessidade, cada vez maior, de aproximação dos juízes com os meios de comunicação, para que o Judiciário possa estar mais próximo também da sociedade. As técnicas e metodologias no curso buscam colaborar para o saber, os procedimentos que devem ser adotados e as atitudes favoráveis nas situações de apresentação do trabalho no cotidiano. O cronograma inclui expressão corporal, voz e fala do orador, vícios de linguagem, oratória, retórica e eloquência, leitura orientada, exercícios práticos de apresentação oral, exercício de relacionamento com a imprensa, preparação dos magistrados para idealização de redes sociais, discursos com empatia, oficina sobre temáticas da magistratura para apresentação nas mídias, entre outros.

    O curso ainda promoverá discussão sobre os artigos 26 e 36 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, notadamente quanto às proibições de “exercício de atividade político-partidária” e de “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério”, promovendo um debate frente à jurisprudência do STF e do CNJ.

    O jornalista, professor universitário e crítico da cultura Gabriel Henrique Collaço é gestor da comunicação. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é especialista em Jornalismo Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em Metodologia para Educação a Distância, em Docência para o Ensino Superior e em Marketing Digital e Comércio Eletrônico pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde é professor em cursos de graduação e de pós-graduação. É também docente, assessor pedagógico e de comunicação da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc), Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ), professor convidado da Escola do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC.

    As aulas serão realizadas na sede da Escola, no Jardim Baiano, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. Mais informações pelo telefone (71) 3320.6965.

    • Publicações5427
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-de-media-training-e-redes-sociais-da-emab-comeca-nesta-quinta-04/724354225

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)